5 dicas para enviar e mails profissionais

Escrever um e mail nos dias de hoje é a coisa mais fácil e comum que existe. Mas na hora de escrever  e mails de trabalho cuidado!

Não quer dizer que um simples  e mail vai deslanchar ou acabar com a sua carreira, mas certamente uma gafe mal interpretada pode fazer você não ser levada a sério e criticada no trabalho.

Confira as dicas que o 2o e poucos preparou para você ter em mente antes de clicar no ‘enviar’.

Confira (várias vezes) o destinatário

Tem coisa pior do que perceber que você mandou aquele contando como foi o seu final de semana para o seu chefe ao invés da sua amiga? Pois é.

Por isso antes de enviar sua mensagem sempre confirme se o endereço do destinatário é mesmo aquele.

Simpatia na medida certa

E mails profissionais devem ser curtos e diretos, mas educação e simpatia sempre fazem a diferença.

Não toma tempo acrescentar um ‘obrigada’ ou ‘tenha uma boa semana’ no seu texto, e certamente vai fazer sua mensagem ser mais bem recebida.

Uma segunda opinião

Se a mensagem de trabalho que você vai enviar é importante, uma boa dica é pedir para alguém dar uma olhada.

Pedir a sua amiga, ou ao seu namorado por uma segunda opinião pode te ajudar a ver o que está faltando e o que esta exagerado.

Simples, direto sem exagerar na pontuação

E mails corporativos devem ser o mais claros e breves possível. Se o assunto exigir mais do que alguns parágrafos talvez seja melhor marcar uma reunião ou conversar por telefone.

Outro ponto importante é não exagerar na pontuação. Nada de encher sua mensagem de exclamações múltiplas e emoticons.

Assunto e anexos

A primeira informação que vemos em um e mail é o assunto, por isso deixe sempre claro nesse campo do que sua mensagem se trata.

Se o assunto que você vai falar no e mail é sobre algum documento específico uma boa sacada é anexá-lo a mensagem. Isso vai deixar o seu e mail mais completo e eficiente.