Rainha Elizabeth II, 60 anos de reinado

Ontem a rainha  Elizabeth II, completou 60 anos a frente do trono inglês.

Veja algumas curiosidades da monarca:

- Lilibet

O apelido de infância da rainha é Lilibet, pois quando criança ela não conseguia pronunciar seu nome.”Lilibet é meu orgulho. Margaret é a minha alegria”, dizia o rei George VI, seu pai.

- SMS
Além de ter seu próprio canal no youtube, facebook e Twitter a rainha é uma vovó moderna.A rainha fez questão de aprender a usar o celular para mandar mensages de texto para os netos. A rainha enviou seu primeiro e-mail em 1976, de uma base do Exército

- Sua mãe era sua melhor amiga

A rainha e sua mãe, conhecida como Rainha Mãe, tinham uma forte relação de amizade. Era a ela que a rainha pedia conselhos e conversava diariamente.

- Herdeira do trono
Elizabeth II se tornou herdeira do trono real aos 10 anos de idade, depois que seu pai se tornou rei em 1936.

- Primo

A então princesa Elizabeth, se apaixonou e se casou com seu primo , o príncipe Philip.Elizabeth conheceu o príncipe na festa de casamento da princesa Marina da Grécia em 1934. Os dois tinham os mesmos tatarávós, a rainha Vitória e o príncipe Albert, que também eram primos.

- Trabalhou como mecânica
Durante a 2ª Guerra Mundial a então princesa trabalhou como mecânica e motorista no Women’s Auxiliary Territorial Service em 1945.

- Quênia
A princesa, então com 25 anos, estava em uma viagem real com seu marido, o príncipe Philip, no Quênia quando soube da morte de seu pai e automaticamente se tornou a rainha.
Elizabeth II foi coroada rainha  oficialmente no dia 2 de junho de 1953.

- Cavalos
Além de sua paixão por seus cães da raça corgi, a rainha é apaixonada por cavalos.

- Chorou
Quando o iate real Britannia foi desativado em 1997 a rainha chorou durante a cerimônia. O iate foi o lar flutuante da família real por décadas e usado por Charles e Diana em sua lua de mel. Hoje o iate está exposto em um museu.

- Coroa
A coroa usada por Kate Middleton no casamento real no ano passado pertence a rainha Elizabeth II. A coroa, uma cartier Halo de  1936 , foi um presente de seu pai, o rei George VI, à rainha mãe que a deu a Elizabeth II no seu aniversário de 18 anos.

- Royal bag

No livro Elizabeth the Queen: The Woman Behind The Throne (Elizabeth a rainha: a mulher atrás do trono), a autora Sally Bedell Smith conta o que a rainha carrega em sua inseparável bolsa.

Segundo a autora bolsa não carrega nenhum objeto inusitado e contém itens como batom, espelho , caneta tinteiro, balas de menta e óculos de leitura, algums notas de 5 e 10 libras, lenços e papel e um suporte para bolsas.

- Discurso do rei
O rei retratado por Colin Firth, no filme O Discurso do Rei era Geroge VI, o pai da Rainha.

- Regalias
Elizabeth II não precisa de passaporte para viajar e é a única que não precisa de licença para dirigir.

- Alexandra Mary
Seu nome é Elizabeth Alexandra Mary, em homenagem à sua bisavó paterna, a rainha Alexandra, e sua avó paterna, a rainha Mary.

- Diamante

Elizabeth II é a primeira monarca britânica a comemorar bodas de diamante.